31 janeiro 2005

Os meus melhores amigos são alliens!


Frú-Frú




OS MEUS MELHORES AMIGOS SÃO ALLIENS
(excerto do conto)


É a mais pura verdade e só a descobri hoje. Por alturas do lanche.
A minha mãe veio visitar-me e estávamos na sala, lanchando, quando esta descoberta me atingiu, fulminante como um raio, entre duas dentadas na torrada, crocante, como só ela sabe fazer.
A mãe falava e eu ouvia-a, deliciada, matando as saudades da sua voz e do seu jeito tão peculiar de discorrer sobre as coisas; as memórias, acontecimentos passados e recentes.
Falava ela então da cadela Batalha, depois de já ter falado do gato Pimpolho e de como este ouvia, e reconhecia o assobio de meu pai a uns três quilómetros, plantando-se, desde logo, à porta de casa vindo não se sabia de onde, esperando-o.
Lembrava, na sua voz suave e pausada, o dia em que a cadela fora salva de ser abatida por meu pai, numa visita ao Monte dos Galhardos.
Queixava-se o bom do homem que já tivera que pagar indemnizações e tratamentos hospitalares porque quando o pessoal andava nas mondas, ou ceifas, mandavam uma mulher com “enfusas
[C.E1] ” pedir água do poço, que cedia de bom grado, mas o diacho da cadela não podia ver as mulheres e atacava-as, sendo que se lhe não deitassem a mão as esfacelava. Assim sendo, dera ele ordens ao maioral para a abater.

[C.E1]Designação popular no Alentejo para as bilhas de barro.


TMara

7 comentários:

Anónimo disse...

opaaaaaaaaaaaaa eu ja tinha dito k amuuuuuu gatinhos??? naum?? digo agora :p loool lindoooooo mmrrnhauuuuu **

Anónimo disse...

Poissãosalvorarasexcpçõesbeijinhosprasiepelolindotexto.
B.L.

Conceição Paulino disse...

OláLana:) K bom teres aparrecido.Bj e ;)

Conceição Paulino disse...

"Crida" Bêel - obrigada pelas palavras amigas. Como sempre. Bjs e ;) e k esta possa ser uma melhor semana.

Cláudia Félix Rodrigues disse...

TMara, tens uma respostazinha no meu Mar. Acabei de estar com a tua filhota e com a Cookie, presença indispensável no meu colo durante o tratamento :-). Mil beijinhos

Conceição Paulino disse...

Blue C.- b' dia:) Já te respondi lá, no teu "sítio". Obrigada. Bjs e ;)) puros e de contentamento com a vida.

Conceição Paulino disse...

titas - tens absoluta razao. Passei nos 3 blogs e deixei post no teu e no do autor. No outro não. A profissão -ASSUMIDÍSSIMA - do dito cujo parece ser esta. Se já leste os coments sabes do k falo. Ainda ontem, no noticiário da noite da SIC, tornaram a falar dele e a mostrar bocados do Blog (com o nome e fotos bem identificáveis).Só k, afinal n/ fugiu da prisão, mas sim cortando a pulseira electrónca e fugindo p/ o Brasil...Talvez valesse a pena enviar a informação do furto/plágio, para a SIC. Bj