09 janeiro 2005

Floridos campos (O índio e as canções)

" (...) Um etnólogo que tinha passado uma grande quantidade de tempo com um grupo de índios, navajos, se não me engano, para estudar as suas canções.Gravou centenas delas, e aprendeu a decifrar-lhes todas as sílabas. E aquilo era tão conspícuo que teve mesmo que perguntar. Ouve lá, disse ele a um amigo navajo. Isto não deixa de ser curioso. Todas as vossas canções falam da água. Pois, respondeu o navajo. Nós, como todos os povos do mundo, fazemos das nossas canções hinos às coisas mais preciosas que não temos. Ao dizer isto o navajo franziu as sobrancelhas e fez uma pausa, surpreendido por um pensamento que ainda não lhe tinha ocorrido. Tem piada, disse, porfim, ao estudioso. As vossas canções... são todas sobre o amor, não são?"


(Fonte desconhecida)

9 comentários:

Anónimo disse...

....no words

Fátima Santos disse...

TMara posso pedir-te uma coisa?! vai ao Porquinho da India (Bertus nos meus links) e deixa este escrito ou diz-lhe que cá venha ler. Fazes-me este favor? Um bom domingo!

Luís Almeida Fernandes disse...

Tenho a certeza de que cantarei sempre sobre o amor.

Conceição Paulino disse...

Lanita: há verdades duras como punhos e k nos deixam assim. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

Seilá :) vou sim senhora e digo-lhe para vir até cá. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

Luis - fazes bem canta o k vai no teu coração. Mas repara k a estória tem a ver com o geral e...no geral, se observares, verás k é verdadeira. Fala-se muito em solidariedade, pq se perdeu muita coisa e querem recriar esses laços, etc, etc, vê nos discursos políticos k alguns chavões correspondem a coisas k se diluiram ou perderam...Claro k eles não se preocupam em abstracto, mas na medida em k essas "ausências" põem a nu falhas do sistema. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

SEILA - não posso cumprir o prometido. Clicando no teu nome no comment abre-me em "PerfiL" do G»BLOGGER. Aí clico em "My web page" e abre em "intervalo -. um blog de propaganda" onde não encontro o referido nome. Clicando no teu ultimo post (palavras desfeitas) abreo " Olares felinos" mas aí não tens links. Sorry. Terás tu k lhe dizer k passe por cá.Bjs e ;)

Fabi Carneiro disse...

As palavras são simples, mas muito profundas. Nos faz refletir... Aliás, vc sempre nos chama a reflexão. Beijos. Uma boa semana.

Conceição Paulino disse...

Fabi -obrigada pelas simpáticas palavras. Necessitamos reflectir (com alegria apesar) sobre o mundo. Se dou um pequeno contributo fico contente. Bjs e ;)