27 janeiro 2005

A VOZ



Esta é a minha fala, esta sou eu que falo, esta é a voz que ouço (creio ser a minha) e que me diz de mim. Quem sou, do que gosto, o que sonho, o que me magoa. Esta é a voz que me fala da que sou, para além da visão que as outras pessoas possam ter de mim. A que me fala de um secreto eu, meu e eu, somente por mim conhecido porque a voz me fala, e falando me constrói, porque, lembro de a minha mãe ler um livro bonito e ao mesmo tempo assustador em que dizia: “No princípio era o Verbo.”E como esta frase sempre me encantou, me pareceu uma forma mágica um dia perguntei: “Mãe, o que quer dizer?”Respondendo-me ela que se referia ao começo do mundo e da vida e que nesse começo, a palavra, que era o que verbo, queria dizer é que tinha o poder de fazer as coisas acontecerem (como o mágico fazia no circo, pensei eu e guardei esta ideia de belo e mágico através do poder da palavra e foi por isso que quando comecei a ouvir a voz, na minha cabeça, a ter longas conversas comigo não o disse a ninguém, guardei o segredo e a voz só para mim com medo de que o encantamento se quebrasse se o contasse a alguém e eu deixasse de ser real).Duvidam?A minha avó Deolinda, mãe da minha mãe, contava-me muitas histórias do tempo das princesas, em que as fadas e as bruxas faziam acontecer coisas estranhas. Bem mais estranhas do que a de eu desaparecer se contasse aos outros da existência da voz e de a minha vida depender de ela continuar a falar comigo.

TMara

17 comentários:

Cláudia Félix Rodrigues disse...

TMara, essa voz diz-te coisas muito interessantes. Fascinantes, mesmo. Mil beijinhos e um abraço apertadinho para o fim de semana.

Conceição Paulino disse...

Blue C. :) obrigada e outro (grande) para ti. Muita luz. Bjs e :)

SalsolaKali disse...

...uma parte de nós, silenciosa e verdadeira.
BJ
SK

Anónimo disse...

.....o som do silêncio... :)

***

Anónimo disse...

ah..a proposito...a foto ta demias :P

Anónimo disse...

Isso é perigoso... andar a ouvir vozes :-P Tou a reinar ctg :-P Bom fim de semana! Jokas, o rapaz que pensava que o mundo era redondo

lobices disse...

...deixava-me ficar quieto (deitado) entre os corpos quentes do meu avô e de minha avó... lembro-me que ficava sempre de barriga para o ar... e era nessas alturas que ela me "embalava" para o sono contando-me histórias fantásticas de mundos fantásticos de medos sem meter medo e de bruxas e de feiticeiros sem feitiço ou bruxedo... ao longo de anos, a memória desses contos para adormecer ainda "embalam" a minha mente e a palavra que deixo ficar escrita nas letras que vou escrevendo... mas, na verdade, "aquela" voz ainda persiste dentro de mim... :)*

Red Boys ESTAÇÃO disse...

Acredita sempre nessa voz que te vem de dentro! Não te irá enganar, acredita!
Beijinho e bom f d semana.

Conceição Paulino disse...

SalsolaKali - é, a nossa essência fala assim. Bom f.s. Bjs e :)

Conceição Paulino disse...

Lana :) tens razão. A voz do silêncio. A foto bonita é do meu amigo felino + novo.Bom f.s. Bjs e :» :» :»

Conceição Paulino disse...

Cacau ;) tens razão: é muuuuuuiiiiiito perigoso, mas pedoa-se o mal k faz pelo bem k sabe. Bom f.s tmb p/ ti ;)Bj

Conceição Paulino disse...

Lobices :) Belas e doces memórias. Bem vividas por dentro, num sítio secreto e murmurante como as águas na nascente.Bom f.s Bj :)*

Conceição Paulino disse...

João da Cal :) não duvides! Bom f.s. Bj e ;)

Mitsou disse...

É com essa voz que eu converso, também. E mesmo assim, por vezes, ainda me surpreende o que ela me diz. Gostei muito! beijinho e bom fim de semana :)
P.s. Lindo gatinho!

Conceição Paulino disse...

Mitsou :)é, estas nossas secretas nteriores vozes têm muito tininho. Pena k, às vezes, as n/ ouçamos devidamente.Bom f.s. Bjs e ;)O felino agradece o elogio :D

Fabi Carneiro disse...

Você soube expressar muito bem o que na verdade permeia o coração... o interior do todos nós... estava com saudades!
Beijinhos
:)

Conceição Paulino disse...

Olá Fabi:) estava com saudades tmb. Ainda bem k tiveste um tempinho para passar nesta casa. Bjs e ;)