12 janeiro 2005

Música ambiente (?)

Há quem não saiba viver com e no silêncio.
Pessoalmente gosto do silêncio, de alguns silêncios.Necessito do silêncio como do ar, da água....
Mais, necessito do silêncio para me sentir, me ouvir, me reconstruir.
Ouvir o próprio silêncio é das coisas mais agradáveis que a natureza tem para nos oferecer
Sou das pessoas que se sentem profundamente incomodadas com as “músicas” ambiente por todo o lado. O resultado final é uma cacofonia insuportável, irritante e desgastante.
O tempo de espera ao telefone tornou-se numa epopeia capaz de, na maioria das situações, rebentar os tímpanos a qualquer mortal, para além de as músicas seleccionadas serem, por norma, inadequadas para o efeito pretendido: manter-nos em espera, serenos e bem dispostos!
Alguém decidiu que para estarmos BEM DISPOSTOS temos que estar mergulhados numa balbúrdia de ruídos, sem sentido, mas que, teoricamente, nos dispõem bem e serão sinónimo de alegria.
O facto é que, penso, temos medo de nós mesmos, da nossa humanidade, da mesma forma que, cada vez mais, temos medo da morte. O barulho, tal como está, afasta-nos do centro de nós mesmos. Faz-nos perder de vista as coisas essenciais e a essência das coisas e de nós.Em síntese
recorro a uma citação: «Sabemos que o mundo está a construir-se sobre abismos. Enchemo-lo de ruídos para esquecer onde estamos (Frei Bento Domingues, OP, “Luz acesa na noite de mistério”. In: jornal PÚBLICO, 2003.06.01:6)

4 comentários:

Fabi Carneiro disse...

Particularmente adoro o silêncio... nos momentos de angústia ele convida à reflexão... nos de paz, à contemplação. Mas ruim mesmo são esses sistemas de chamada em espera.... vc ouve de tudo!!!
Beijos.

Conceição Paulino disse...

Fabi - poiiiissss é :(****Bj

Anónimo disse...

Pois disse muito bem! Curiosamente hoje dei por mim a perguntar bem alto numa loja "Querem que eu fique feliz com tanta música? Obrigada, não é por isso que fico feliz.Só consigo ficar irritada.Musiquinhas por todo o lado a bulir com o nosso sistema nervoso...Quando quero ouvir música ouço.Não me obriguem, obrigada. E de facto poucas pessoas sabem viver no silêncio.Vamos fazer uma MANIF?????TODOS EM FRENTE À CÂMARA A GRITAR SILENCIO!!!
Petraula

Conceição Paulino disse...

Oi amiga (Petraula) n/ diga k na chafarica agora tmb há musica "ambiente"' Dizem k é a humanização dos espaços.... AHHAHHahhhAhhhhh lol
Bjs e ;)