25 outubro 2005

Crónicas datadas -VIII

CRÓNICAS DATADAS -VIIINO CINTILAR DOS DIAS - 2001-08-01
_
“... os insensatos herdam a ignomínia.”
((Provérbios 3-4)

A partir de algumas notícias que me vão chegando. Do caricato ao doloroso...

1 _Um homem e o seu sonho:
Este homem sempre teve o sonho de voar. Alistou-se na Força Aérea dos E.U.A. mas por razões de visão foi reprovado. Tornou-se camionista mas o sonho não o deixava. Um dia pensou ter encontrado a solução. Para concretizar a sua ideia comprou 45 balões meteorológicos e várias botijas de hélio. Estes balões, quando cheios, têm 1,20 metros de diâmetro.
Chegado a casa iniciou os preparativos para o seu voo. Prendeu os balões à cadeira espreguiçadeira (de praia) e ancorou a cadeira no pára-choques do jipe. Encheu os balões com o hélio, embalou sandes e cervejas, carregou uma espingarda de pressão de ar, com o objectivo de a usar para rebentar os balões para a descida, sentou-se na cadeira, cortou as amarras e ....levantou voo.
Mal cortou as amarras saiu disparado e encontrou-se nos céus a uma altitude de 3.300 metros, o equivalente a 11.000 pés em vez dos 10 ou 20 metros que pretendia subir.
A esta altitude reflectiu que a pressão de ar não lhe tinha utilidade pois corria o risco de se esborrachar na superfície terrestre.
Ficou por lá, pairando mais de 14 horas, sem ter a mínima ideia de como descer.
Os ventos empurraram-no para o corredor de aproximação aérea do aeroporto de Los Angeles.
Um piloto, em aproximação, viu o homem e relatou o que vira. Ninguém na torre acreditou a não ser quando os radares começaram a indicar um objecto voador não identificado nas coordenadas fornecidas pelo piloto.
O salvamento foi muito complicado e, ao pisar terra, foi preso por violação do espaço aéreo restrito.

2 _Nós e a água:
A água, já designada como o “ouro azul”, poderá tornar-se na maior fonte de conflitos no sec. XXI.
Em 1990 a sua falta afectava 300 milhões de seres humanos. Segundo a ONU, em 2025 (já só faltam 24 anitos...) três mil milhões de pessoas estarão sem água.
O corpo humano tem, na sua composição, mais de 75% de água. Podemos sobreviver várias semanas sem comer mas sem beber morreremos ao fim de três dias.
O que gastamos?
Autoclismo (por descarga):10 a 15 litros; banho de imersão: 150 a 200 l; duche: 20 a 80 l
[1]; lavagem dos dentes: 2 a 18 l1; máquina de lavar roupa: 60 a 90 l; máquina de lavar louça: 18 a 30 l; torneira a pingar: 170 litros/ mês.
Um habitante das regiões semi-áridas de África necessita, por dia de 10 a 15 litros.
3 _ Bilhetes para concerto de Madonna em troca de sexo:
Um grupo de jornalistas da edição on-line da revista alemã «Thema 1» disponibilizou 16 entradas gratuitas para um concerto de Madonna, cuja lotação havia esgotado mal foi posta à venda, em troca de sexo com os seus repórteres.
Até à altura que verifiquei (15.06.2001) existiam 22 candidatos para trocarem uma noite de sexo com 4 jornalistas, (3 homens e uma mulher), por um bilhete para assistirem ao concerto
Palavras ou comentários para quê?


[1] Conforme deixamos a torneira SEMPRE aberta ou não.

P.S -Passem no BALÃOZINHO para uma saudável gargalhada.


7 comentários:

Ana disse...

No comments!

Apenas um agradecimento pelas tuas visitas e um beijinho.

Amaral disse...

O caricato dá vontade de sorrir, embora seja uma coisa deliciosa o homem sonhar…
A questão da água é mais que dolorosa, é gritante e incompreensível. Como foi possível a nossa civilização chegar a uma situação destas? Intranquiliza qualquer pessoa imaginar o que poderá acontecer um dia a este belo planeta!...
A história dos bilhetes para o concerto não é caricato, é deprimente. Mas cada um toma a opção que entender como a melhor forma de se realizar a si mesmo.

GNM disse...

Está demais!!!

Gostei especialmente do homem que queria voar... e voou!

Tem uma excelente semana!

Anónimo disse...

vim só deixar um beijinho*

Cláudia Félix Rodrigues disse...

Viva! Há uma resposta ao último comentário no meu Mar. Beijinho

lena disse...

interessantes e como bem dizes: "Do caricato ao doloroso..."

gostei de ler

beijinhos

lena

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Casos reais mas grotescos excepto o da água que é de primordial importância para os vindouros.
A educação parece já tardia mas como diz o outro nunca é tarde para se aprender. Sendo um problema de enorme importância parece não afectar os governos e as pessoas.