13 dezembro 2011

convite e desafio/Crise, QUERER

Quadro de Dórdio Gomes
(Arraiolos26 de Julho de 1890 — Porto12 de Julho de1976)
Querer


Não me quero cativo
de quanto me disser
um saber que se quer
poder imperativo.

Quem sabe e quem não sabe?
Que sabes tu e eu não?
Tu tens o teu quinhão 
do todo que nos cabe.

Eu quero descobrir e quero descobrir-me!
Eu quero desbravar e quero desbravar-me!
Que cada queda a dar seja um grito de alarme
na vontade a subir e cada vez mais firme!...
Gabriel de Fochem
Viana*Évora

visão do mundo

o mundo |fora de mim|
corre e agita-se

é um mundo que recuso
no mais íntimo da alma

é um mundo feito de
                              pressa sem objetivo
                              raiva
                              rancores acumulados
                              ódios novos
                              e antigos, anquilosados

é um mundo feito de
                             competição
                             hipocrisia
                             sorrisos ensaiados
                             esgares apertados
                             dedos enclavinhados
                             corações enlutados

é um mundo feito de
                            dominação
                            esmagamento
                            dilaceração
                            destruição e
                            aniquilamento do ser
                           ………
                           Contradição
é um mundo feito de
                           homicídio consentido
                           eleito, entronizado
                           batizado, abençoado.

é um mundo feito de
                           crimes.

é um mundo que nos envergonha.

é um mundo que me dói
é um mundo em que não participo
é um mundo em que não existo
é um mundo que urge mudar.

Conceição Paulino in,
O meu país é um sonho sonhado, 2009:14-15

Sem comentários: