29 março 2005

Ser Humano

AQUI TÃO PERTO.....SOLIDARIEDADE PRECISA-SE
para o Tiago (de 5 meses )

Transplante de Medula
Um bebé de cinco meses residente em Vila Nova de Anha, Viana do Castelo, precisa de um transplante da medula óssea devido a um problema que os especialistas consideram ser "muito pouco comum" naquela idade.
O ser humano em causa é o Tiago, um bébé lindo que precisa urgentemente de um transplante de medula.
O Tiago nasceu a 8 de Outubro de 2004 e, passados dois ou três meses, "começou a vomitar tudo o que ingeria", (...) encaminhado para o Hospital Pediátrico D. Maria Pia, no Porto, onde, (...) lhe foi diagnosticada uma anomalia na medula, que
impede a normal produção de glóbulos brancos.

No dia 7 de Abril irá sujeitar-se a uma operação, em Paris, mas os dadores foram os pais e teme-se que seja rejeitado, pois a compatibilidade, a existir, é de cerca de 50%.
Entretanto, e para a eventualidade de esta primeira tentativa fracassar, está já a decorrer na região uma campanha de recolha de possíveis doadores de medula óssea para o Tiago, prevendo-se para breve a deslocação a Viana do Castelo de uma equipa do Centro de Histocompatibilidade do Norte para a realização das análises ao sangue.

Doadores da mesma região têm mais hipóteses

(...) as hipóteses são maiores quando os potenciais doadores são da mesma região do paciente, onde podem ser encontrados laços de consanguinidade.

A medula é (...) essencialmente, o órgão produtor das células sanguíneas, entre as quais as brancas, cuja função é proteger o organismo contra infecções, atacando e destruindo os germes.

"Se o organismo não tiver células brancas a funcionar, uma simples constipação ou outra qualquer infecção corriqueira pode ser fatal"(:::)
.
Toda a movimentação de solidariedade em torno de mais este caso será porventura de grande esperança para o Tiago.
Para mais informações vai a Ser Humano

4 comentários:

agua_quente disse...

Nada é demais se há possibilidade de salvar uma vida. Ainda para mais uma criança tão pequena. Vou alertar por mail pessoas do Norte. Um beijo para ti.

Anónimo disse...

Mais uma vez espero k a solidariedade aconteça..

Nilson Barcelli disse...

Eu não sabia do caso. E estou a pouquíssimos quilómetros de Anha...
Vou tentar descobrir mais pormenores para ver se posso ajudar.
Quanto aos comentários do meu blog já recebi mais "não comentários" a dizer que não abriam. Estive toda a tarde fora e não me apercebi. Às vezes é necessário fazer "refresh" para os comentários funcionarem, mas quando isso acontece tem sido um problema do servidor nos EUA.
Beijinhos

Anónimo disse...

This is very interesting site... » »