13 fevereiro 2005

Sobre a fé


Respiração
Ontem li, no blog da Blue Shell, reflexões a propósito da "FÉ".
Esta tem sido uma questão sempre actual na minha vida. Tentar perceber do que se fala, quando sei que a fé não tem a ver com o racional, e o entendimento...
Reflectindo, a partir do post, cheguei a uma conclusão que partilho hoje convosco:
«Talvez afinal a fé não seja não seja mais do que uma respiração síncrona com a VIDA, ela mesma.»

17 comentários:

Fabi Carneiro disse...

Definições para fé minha amiga? Acho que encontraremos muitas. Para mim, a fé a paciência diante da dor, a luta diante dos problemas, a resignação diante do inexplicável... no lugar da revolta, a persistência diante das tentativas e mais tentativas e... o amor, no lugar do ódio, da ingratidão.
Beijos... bom Domingo!
:)

Anónimo disse...

Parafraseando P. Coelho: "A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida."
Acho que todos em nós temos fé, seja naquilo que for... o difícil é mantê-la.
***Bjs***

Anónimo disse...

hummm...acho k a fé existe simplesmente pk as pessoas têm necessidade de acreditar em algo quando tudo o resto lhes falha...portanto..n me parece k possa ter uma definição...enfim enfim..digo eu..k n entendo nada de nada :P

Conceição Paulino disse...

Fabi - n/ era, n/ é, n/ tem sido a biusca de uma definição p/ a fé. Mas p/ a compreensão da sua natureza.Acho k cheguei + perto do k alguma outra vez. Pelo menos faz-me sentido. Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

Charllote ;) acho k sim, k todos temos fé em qq coisa. Tenho tido fé na humanidade (conjunto de seres humanos de forma abstracta), mas as práticas humanas levam a difíceis patamares...bjs e :)

Conceição Paulino disse...

Lanita, n/ gosto k amenia faça isto: "n/ sei nada de nada...."Ná, né, ni, nó, nu.....A fé. por exº em ti própria???? Bjs e :)

Conceição Paulino disse...

Lanita - é: "a menina"! Bjs e :)

peciscas disse...

Como dizia o poeta Vasco de Lima Couto
"os homens sabem que a morte vem a cada passo"

Por isso a fé (seja no que for) acompanha-o toda a sua vida.

Anónimo disse...

loool :P eu captei ahahaah fartei-me de rir agora :P tas a ralhar cmg ou é impressao minha?? loool opa..tao giro looool pontus pontus...eu comento..tens razão..eskeci-me disso..tenho mt fé sim..em mim...acredito sempre em mim e n me tenho desiludido :) **

e num ralha a eu...olha keu sou xenxibel :P

Cláudia Félix Rodrigues disse...

Olá!! Eu acho que Deus vive dentro de cada um de nós. O que quer dizer que cada um tem o seu próprio Deus sem imposições de religiões. A Fé nesse Deus é assim muito diferente de pessoa para pessoa. Logo não vale a pena tentar arranjar definições. A Fé é sentida, sem dúvida. E nada mais. Beijinho grande (tens resposta no SER Humano).

Conceição Paulino disse...

acmj :)é curioso c/o qnd se fala de fé, a busca de dizer o k pensamos passe por patamares tão diferentes. O teu passou, pela morte, pelo receio do k desconhecemos. Qnd tento pensar o k é isso de "fé", penso na vida. Mas é uma abordagem muito + usual a k expressaste. Obrigada pela partilha. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

Lanita ;) looooolll*

Conceição Paulino disse...

Blue C :) tens razão no k dizes, só k n/ busquei, nem busco, uma "DEFINIÇÃO". O k busco é + profundo - o, ou 1 conceito de fé. Não se reduz ao acreditar num Deus, pelo menos para mim.Penso k até um ateu (se de facto existem pessoas 100% ateias) tem "UMA" fé. O k existe na nossa natureza, ou na nossa humanidade, k nosd torna seres de fé? O fascto de sermios uma centeljha divina? Então qual é a génese comum sendo a fé entendida de fOrma TÃO DIVERSA? cONTINUAREI A MINHA BUSCA. vOU LÁ. bJS E ;)

Cláudia Félix Rodrigues disse...

Então, vai lá outra vez... Mais uma respostazinha... Quanto à Fé, porra, saiste-me uma filósofa de primeira. Conseguiste calar-me... Beijoquinha

Conceição Paulino disse...

Bluie C :) lá vou, lá vou. quem assim bate á minha porta????Bj

Fata Morgana disse...

Concordo que toda a gente tem fé em alguma coisa. A Fé é um instinto que não vem do corpo, vem do espírito. Um sentido que é como os outros, tem percepções, mas que não é físico e não existe como fundamentá-lo mas apesar dessa impossibilidade, ele insiste, está lá, dentro de nós. É o acreditar naquela pessoa que até hoje só deu broncas; o saber que existe um sentido em coisas aparentemente desconexas e caóticas; o crer em Deus sem jamais o ter visto; uma infinidade de exemplos...

Parece-me que as Religiões não promovem muito a Fé, pelo contrário, são responsáveis pela falta dela. Mas concordo contigo, a fé não é exclusivamente mística. Todos temos várias fés na nossa vida :)

Conceição Paulino disse...

fatamorgana _ concordamos quanto a esta matéria. Pelo menos assim o indicam as ideias expressas. A(s) fé(s) religiosas muitas vezes criam-me angústia. Mas cada um tem a fé ou as fés k pode (não sei se são as k quer...).Bjs e ;)