16 abril 2005

Confissão

CONFISSÃO


Confesso que sinto saudades de abrir as portadas da casa aos ventos marinhos e deixar rio e mar entrarem pela sala, amigos de família, alagando a casa com os seus perfumes salinos-iodados e os gritos das gaivotas.

Há quem não goste dos gritos das gaivotas. Eu, gosto!
Em cada grito, levanto voo e vejo com elas, lá do alto, o mundo que vemos sempre rasteiro, como pobres terráqueos.

Aqueles agudos gritos, de euforia ou alerta, prenúncios de viajantes de outros mundos, que assim connosco os partilham.

Abro as portadas e já não piso nada sólido. Deslizo à flor das águas, salto nas espumas, sou espuma e gota solta e afoita viajante sem outro destino que o de me misturar nas águas e saltar nos ares, viajando com os ventos.

Do outro lado da casa os pardais fazem a costumeira revolução enquanto os gatos procuram caçá-los.
Há um alvoroço de vida que acorda o dia, a casa, e me desperta para toda a beleza envolvente.

Estranhamente receio a casa. É fácil afeiçoarmo-nos a ela! Pequena jóia incrustada numa outra de inenarrável beleza.
São-me ricos, doces e belos os dias com o mar ali. A minha alma, de ser marinho, canta com as sereias, para Ulisses e os seus marinheiros, segue a espuma deixada pelos barcos e espraia-se na rebentação....

Um dia partimos. Todos. Provavelmente tu antes. Daí esta recusa em afeiçoar-me mais à casa. Nunca mais a poderei viver, sentir barco de onde navego e minha alma se solta correndo veloz à flor das águas, como perdida e esvoaçante pena de gaivota.


27 comentários:

lique disse...

Eu também gosto dos gritos das gaivotas. E, com o teu texto, entrou por aqui aquele cheito a maresia que me inebria. Comecei bem o dia, amiga! Beijinhos

agua_quente disse...

Eu tinha que adorar este teu post! O mar é a minha fascinação e esse ambiente está fantasticamente descrito. Beijos

SL disse...

Eu tenho a sorte de ouvir estes gritos sempre que quero...estão sempre tão perto.
Jinhos e obrigada pelo carinho nas palavras deixadas lá em casa.

mr pavement disse...

obrigado pela visita.

retribuo o desejo de um bom fim de semana.

os melhores cumprimentos.

BlueShell disse...

Sinto isso ...mas em relação à terra...não ao elemento água (mar)-
e sim, um dia partiremos...

DEIXO um beijo;
BShell

Anónimo disse...

Gaivotas que todos os dias revejo através dos vidros da janela... adoro-as, excepto qd me sujam o carro;)
Um beijinho e bom domingo*
Charlotte

Daniel Aladiah disse...

Querida TMara
Sinto sempre nos gritos das gaivotas o desespero...
Um beijo
Daniel

BlueShell disse...

Voltei:Agora é o “mesmo” poema...mas ao contrário...

Deixo um beijo e o desejo
De uma semana em pleno. BShell

Cláudia Félix Rodrigues disse...

Olá. Passa no meu Mar... Tenho lá uma tarefa para ti. Beijinho de Luz e boa semana.

Raelma Mousinho disse...

Querida, até senti o cheiro da maresia =) gostei muitíssimo =)))
beijosss
Rah =)

Fabi Carneiro disse...

TMara
sabe... às vezes.. por mais agitado que está o dia... a simples leitura dos seus post... me faz acalmar.
Vc é de uma sensibilidade incomum.
Nos faz entrar no ambiente descrito.
Um bom dia pra ti.
Beijos.

Anónimo disse...

hummm um dia tenho de raparar melhor o k têm as gaivotas de tão especial...ou será só por serem um animal relativamente ligado a mar, paria..e k voa??..
Não sei..tanta gente fala delas...
enfim :P ****

Conceição Paulino disse...

lique :)k bom partilhar assim algo de k ambas gostamos.Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

agua_quente :) bjs

Conceição Paulino disse...

bue :9 pois, ru moras num locaol onde smp quis ir.Um dos meus 1ºslugares de alma, desde miúda, sem razões aparentes. Um dia vou...Boa semana.Bjs

Conceição Paulino disse...

fdv - smp bem-vinda.Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

blueshell :) e cada um tem os seus pés assentes onde mais alma lhe está. Bjs e ,) eboa semana

Conceição Paulino disse...

charlotte -éssa parte dos carros é chatinha.., mas k fazer, é agravidade a funconar! Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

daniel aladiah - engraçado como sentimos coisas diferentes.Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

daniel aladiah - engraçado como sentimos coisas diferentes.Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

apenas o cidadão - tens absoluta razão no k dizes. Quer na interpretação quer na leitura do afecto ou resisitência à casa.Boa semana. Bjs e ,)

Conceição Paulino disse...

blueshel . so fim e ao rsto andamos sempre a dizer as mesmas coisas, só k "tocada" em diferentes instrumentos e por diferentes ventos e emoções.Boa semana. Bjs e ,)

Conceição Paulino disse...

blue c - cumprida está. Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

rah :) k bom qnd conseguimos trnsmitir aaoas otros através das palavras, as nossas emoções. Boa semana. Bjs e ,)

Conceição Paulino disse...

fabi, smp generosa nas palavras k deixa. Boa semana.Bjs e;)

Conceição Paulino disse...

lana :) n/ há nada para reparar.Ou elas te tocam e o sei grto, ou n/. A miaor parte das pessoas penso k n/ gostam do grito das gaivotas. Solidão, dor, coisas por ai lhes ocorre e sentem. Comigo é diferente. Boa semana. Bjs e ,)

AdoMarrocos disse...

Muito bom mesmo, adorei o post.