17 dezembro 2005

SOBRE UMA PROVEITOSA CONVERSA A MUITAS VOZES



Nos últimos dias tivemos, aqui e no blog da Adryka, uma proveitosa conversa a muitas vozes na sequência do meu post do dia 14 e de um comentário por ela aí colocado (podem encontrá-lo no post abaixo) sobre a retirada dos símbolos religiosos das escolas.

Senti necessidade de “falar” com ela sobre o assunto e daí surgiu uma missiva que acabou em «Carta aberta à amiga Adryka» (post abaixo).

Vozes se ergueram a propósito de uma e outra posição.
Cada uma dessas vozes defendeu o seu ponto de vista com respeito e dignidade.

Não sei se esta animada conversa levou sempre, ou em todos os participantes, a uma maior abertura de espírito e compreensão sobre o pensamento e as razões de quem defendia a posição contrária e seus porquês.
Só posso desejar que assim tenha acontecido.

Para mim foi enriquecedora e quero agradecer a todas e todos os que nela participaram a expressão das suas ideias deixadas em qualquer um dos blogues.

Se lermos atentamente os comentários encontraremos textos muito ricos e que merecem uma boa reflexão e maturação. Nada é só a preto e branco!!
Há uma infinidade de cinzentos e todas as gradações são enriquecedoras e necessárias.

Agradeço também à Adryka o desportivismo com que recebeu e respondeu à minha carta aberta.

A lição mais importante que retirei deste debate de ideias foi o da quantidade de gente boa, preocupada, leal e correcta que por aqui anda.
Provaram-me mais uma vez algo em que acredito, mas que sabe sempre bem ver confirmado: que o ser humano, apesar de ser muito bera quando quer, ou quando não sabe ou não pode ser de outra maneira, é, maioritariamente, um ser espiritual e de luz em busca da verdade numa base profundamente ética.

Creio que nos ficámos a conhecer melhor e que esta amizade virtual saiu reforçada e a ganhar.
Pelo menos comigo assim foi. É!

A todos vocês o meu bem-hajam e um imenso obrigada pelos contributos e honestidade intelectual mostrada.

Sem comentários: