16 agosto 2005

CRÓNICAS DATADAS II

CRÓNICAS DATADAS II
faceless2.jpg
NO CINTILAR DOS DIAS (2000.10.29)

Na idade em que somos sujeitos do que se convencionou chamar a “socialização primária”, em que nos são passados princípios e valores que vamos absorvendo, quase por osmose e que, a pouco e pouco vamos caldeando e a partir dos quais se estruturam os elementos que vêm, posteriormente, a ser, de facto, estruturantes em termos da pessoa que viremos a ser pela vida fora, vivia-se numa sociedade tão fechada quanto sejam capazes de imaginar os que já foram criados em democracia e, ainda assim, pensá-la ao quadrado para se aproximarem da realidade de então.
Depois de um tão extenso parágrafo, sobre uma realidade ultrapassada no tempo, talvez se interroguem onde é que quero chegar.
A questão central da minha reflexão, hoje, tem a ver com o facto de, quase unanimemente, considerarmos ultrapassados determinados momentos históricos, mas quando menos esperamos, atitudes, comportamentos e preconceitos que, datamos temporalmente, saltam-nos ao caminho, quais bestas feras e agarram-nos pela jugular deixando-nos em agonia.
É um facto que somos, globalmente enquanto povo, produto desses tempos e que, portanto de uma forma mais ou menos consciente, coabitamos com os fantasmas poeirentos dessa época que ditavam a norma e as regras. Talvez mais do que coabitar fôssemos “habitados” por eles. Fôssemos, em última instância, eles próprios. Ou pelo menos seu alimento e sustento pois de outra forma aquele regime não poderia ter sobrevivido tanto tempo..Era um mundo a preto e branco! .
De quantas cores será constituído o mundo que construímos? Os preconceitos, velhos e bafientos, saltam do fundo dos tempos, enredados em teias que acabam toldando, viciando (?), moldando (?), o pensamento hoje.
Outro dia, uma pessoa falou-me de uma “hipótese”, talvez para alguns/muitos, tese, de que nas famílias de.etnia cigana não se encontram ou encontravam crianças deficientes porque as matam/ /matavam à nascença
A pessoa em questão havia sido interrogada para que “explicasse” o fenómeno. Sem necessitarmos nenhum tempo de reflexão pareceu-nos que, a selecção natural e as suas leis, devido às condições de vida nómada, e extremamente rigorosa em que os ciganos viveram durante séculos, se apresentava como uma muito boa e forte hipótese.
Não foi vómito o que senti.Foi um movimento da alma e das vísceras que, mais uma vez, me fez ter vergonha da raça humana. Bastará ser: mamífero; bípede; etc, para se ser humano? Cada um, e a sociedade, pois não somos indissociáveis, deverá fazer o seu/nosso percurso em relação à criação da humanidade. Não basta ser filho de homem ou mulher para se poder considerar humano.Não falo no sentido biológico mas sim filosófico, pois me parece ser este o nível de análise adequado.
Há uns anitos atrás informavam/avisavam que os comunistas matavam os/as velhinhos/as com uma injecção atrás da orelha.Comentários

k0004fractalToxxyn.jpg

Onde está o arco-íris? È urgente encontrá-lo e dar cor ao mundo e conteúdo á fraternidade de que dois mil anos Jesus falou.

2000/10/29

15 comentários:

Anónimo disse...

Google 'sandboxing' sites- bloggers
Two recent blogs seem to put rumors to rest about whether Google uses a "sandbox" on some new Web sites in an attempt to filter out sites that might be fake or spam.
--------------------------------------------------------------------------------

Let every man or woman here, if you never hear me again, remember this, that if you wish to be great at all, you must begin where you are and with what you are. He who would be great anywhere must first be great in his own Philadelphia.

Russel H. Conwell
chinese astrology site/blog. It pretty much covers chinese astrology related stuff.

Anónimo disse...

Cosby cleaning up in the ratings
That's Rita, not Bill. Her new MSNBC show is doing 128% better than the previous show in that time slot, helped by exclusives such as her interviews with ex-Michael Jackson jurors.

Hi, you have a great blog. I'm definitely going to bookmark it.

My Site is a granite city electric related page.

Check it out if you get some time.

Anónimo disse...

"Fear Factor" Couple Blogging Way To Insane Dream
Yesterday, we received an email from a couple who've started a blog to boost their chances at being cast on Fear Factor .
Visit bankruptcy question about bankruptcy question related stuff.

Anónimo disse...

Hey, there what a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a vacation rental property caribbean site. It pretty much covers vacation rental property caribbean related stuff.

Come and check it out if you get time :)

Dinamene disse...

Isto está invadido de «alienígenas»!
Pois a tolerância, a diferença, constroem-se, educam-se, e ainda por cima não têm livro de instruções.
E a vigilância, no sentido de atenção, é necessária, sempre e a todo o momento. (E o que são cinco anos, pla data da crónica, para mudanças de comportamentos tão arraigados e fechados?) Eu vim de África e ainda hoje o sinto na pele, ou melhor, no facto de ser diferente.
Um beijo para ti.

Anónimo disse...

Tanta coisa wque se poderia dizer sobre o que está exposto no teu artigo...As diferenças que existem pq se tem mais ou menos côr, que mate pq se nasceu torto, enjeitado, que se definam diferenças apesar da côr do sangue ser o mesmo...enfim...noções e preconceitos de pessoas que se julgam com direitos mais que errados!!!! Bjitos...uma crónica muito forte!!!

Anónimo disse...

e comiam criancinhas ao pequeno almoço....

------

Texto fortíssimo.
Muito bom, Amiga!
//(~_~)\\ um beijo da Titas

Anónimo disse...

É um texto muito poderoso, sim...
Talvez a culpa ainda seja da "grande noite dos 48 anos", fomos um povo "demasiado humilhado" durante demasiado tempo, mas é chocante escutar juízos como o que refers, imbuído do racismo mais sinistro! Um grande beijinho, TMara :-)

Anónimo disse...

Cara TMara, um texto daqueles que gosto, para refletir, para reinventar as próprias maneiras de agir, pois que somos todos, em algum nível, um pouco carrascos daqueles que nos rodeiam. Um abraço, minha cara!

Anónimo disse...

Taking a Constitutional?
The latest chatter in cyberspace. Taking a Constitutional? By Bidisha Banerjee Posted Tuesday, Aug.
Are you enjoying your blog?

I' thinking of staring one as well for my site womens health

lobices disse...

...venho agradecer e retribuir a amável visita!... :)*

Jorge Castro (OrCa) disse...

Perdemo-nos na vertigem das velocidades que nos são impingidas por lógicas (?) irracionais e, de súbito, quando acordamos num momento dado, verificamos que não houve alterações muito significativas na "arte de pensar". Acontece-me, a cada passo...

O teu texto é um bom momento de reflexão sobre este assunto. Na verdade, o ser humano não alterou os seus arquétipos, os seus atavismos, por muito embotado que ande por globalizações falaciosas.

Beijos e boas férias!

isabel mendes ferreira disse...

reflectir para agir. texto inteligente onde a sensibilidade "brilha". bjos.

LUIS MILHANO (Lumife) disse...

Para reflectir em profundidade.

Bjs.

Raquel Vasconcelos disse...

Por vezes acho que não vou aguentar a tristeza do que vejo e oiço e leio...