23 novembro 2011

Exercício do direito às indignação

Uma das formas é a greve geral de amanhã* que junta cidadãos das duas centrais sindicais e, creio, cidadãos sem sindicalização, pois a situação sócio-económica em Portugal já há muito ultrapassou os limites do suportável.  Os políticos raiam o ridículo a alertar os portugueses para a necessidade de reduzir o consumo e de...POUPAR.
É inegável que a poupança é boa para as famílias e para o país. Isto se houver "alguma" capacidade económica para tal. A larga maioria dos portugueses já há anos que a não tem reservando os subsídios (férias e Natal) para ocorrer a gastos durante o ano, seja com as casas ora já perdidas desde Janeiro - mais de 170 mil famílias/casas devolvidas - e as que muitos mais vão perder, seja com dentistas, seguros de saúde e outros, com aquisição do material escolar e roupas necessárias pois crianças e jovens têm um hábito detestável, de tantos em tantos meses as roupas ficam-lhes curtas, apertadas - note-se que fazem isto, o hábito nocivo de crescerem, de propósito para obrigar os pais a comprar mudas de roupa. Vícios!!
A larga maioria já há anos que não faz férias fora de casa e, mesmo ficando em casa reduzem as saídas ao mínimo...fartam-se de desperdiçar dinheiro...Tá visto!
  * como disse, uma das formas de exercer o nosso direito à indignação é a greve de amanhã, mas este exercício não se deve esgotar nesta fórmula. Todos temos de ser criativos e constantes no exercício de um direito que mais do que, ao longo dos últimos e longos anos em que empobrecemos continuamente, se justifica dada a nossa global situação de vida. 
   Mais, a sociedade civil necessita encontrar plataformas de protesto eficazes e constantes. Só assim poderemos reforçar a cidadania e, mais, a democracia pois vivemos num sistema bem afastado dela, quer por responsabilidade nossa, pouco críticos, excessivamente "pacientes" ou indiferentes (só quando toca na pele de muitos estes sentem, mas depois  indignar-mo-nos exaltadamente e aí se esgota força e vontade.                 "Ladramos" à Lua e deixamos que a caravana ande, sem nós". 
Uns poucos usam e abusam, consideram-se merecedores, e criam, com o nosso silêncio, uma corrupta meritocracia que nos vai destruindo estraçalhando a coesão social.

  Indignemo-nos e exerçamos, continuamente, uma vigilância activa e expressemos
este sentimento enquanto cidadãos de direito.
Mudando de assunto
Minha filha Ana Eugénio, desde há alguns meses, tem-se dedicado à fotografia com a qual mantém um Photoblog, denominado Wonderland. Podem visitar. ver e apreciar e também podem ir à loja dela e encomendar os trabalhos que mais vos agradarem. Ela espera por vós e estou segura de que apreciarão as suas fotos.
http://www.anasofiaeugenio.com/

Sem comentários: