24 novembro 2009

Justiça popular? Não,obrigada!

Há casos de corrupção em excesso (um já o seria, mas poderíamos julgar/pensar, ser a excepção). Há casos, muitos, demasiados, envolvendo figuras públicas, políticos e não só - lembro o caso Casa Pia.
Há os denominados casos/crimes de colarinho branco que engobam estes e muitos outros e se arrastam morosamente anos e anos, até muitos prescreverem ou serem arquivados sem que ocidadão comum saiba bem ou compreenda as razões ou desrazões de tal, tanto mais que todos sabemos que quando um crime similar (não na mesma escala de grandeza, é cometido por um desses cidadãos comuns e anónimos a justiça chega a ser veloz (então se comparamos o tempo de julgamento e sentença em ambas as situações é-o mesmo) e mesmo feroz na pena aplicada.  Sei que  hoje em dia a justiça é um factor de desconfiança social instalado (que partilho) e que o descrédito nos nossos políticos também. Mas outra coisa sei. Sei que ninguém é culpado até prova em tribunal e se, por um qualquer acaso, tiver o azar de ser apanhada em qualquer teia a última coisa que gostarei é de um julgamento em praça pública público. Da mesma forma posso, irformando-me, formar opinião - e garanto-vos que o faço - sobre os casos que vão sendo mediatizados e a que temos "algum" acesso. Foi assim com o da menina Joana, com o da menina Madeleine, o  da Casa Pia, o FreePort, o do sucateiro _ o mais recente_ e tantos tantos outros antes destes e em simultâneo, os submarinos, autarcas,bancos, etc
Já por várias vezes tenho dito e reafirmo que o estado português não se pode considerar uma pessoa de bem se analisarmos a forma de actuação tantas e tantas vezes sobre o cidadão anónimo - sempre e só - com dois pesos e duas medidas. .
Mas recuso entrar no jogo de "culpar" quem quer que seja. Posso pensar que  a pessoa X ou Y tem fortes possibilidades de ser de facto culpada, mas não faço e-mails sobre a matéria, não gosto de os receber porque recuso a justiça popular cega.
Com todas as dúvidas sobre o funcionamento do nosso serviço de justiça devo manter-me atenta (formar opinião o mais fundamentada possível e se encontrar foma de a veicular para que possa produzir algum efeito faço-o) mas confiar (desconfiando = estar atenta) que este faça - de facto - com eficácia, rapidez  e isenção o trabalho que esperamos dele para bem da democracia e do país.

Sem comentários: