06 janeiro 2013

Há alguém que NÃO ande a brincar connosco?

I
Acabei de saber: a União Europeia, que este ano foi distinguida com o Prémio Nobel da Paz (porquê? Para os lembrar dos objectivos fundadores? - SÓ PODE!) decidiu, na passagem do 20º aniversário da assinatura do Tratado de Maastricht, declarou 2013 Ano Europeu dos cidadãos.
   Ora se bem entendo estamos como estamos - em agonia - nós, cidadãos e cidadãs - pelos:

  1. governantes que temos;
  2. por imposições da TROIKA;
  3. pela incapacidade - ou agendas pessoais e de grupos que nada têm a ver connosco - do governo em defender os interesses nacionais e em defender os cidadãos portugueses - pergunto-me: onde está a União Europeia? na defesa ou neste destruir de países, lares, vidas...em suma dos cidadãos?
ANO EUROPEU DE QUÊ???????

II


A ONU declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação da Água. 
Objectivos: 
  1. debater a forma como este recurso (reconhecidamente em acelerado processo de escassez) deverá ser gerido;
  2. salvaguardar a qualidade de vida das "populações mais pobres e vulneráveis".
Por cá, o crânio, António Borges - um às da desgraça alheia - na sua posição de consultor do governo para as privatizações, anunciou que a privatização da água se encontra «muito bem encaminhada».

  A nossa experiência é clara: as privatizações nunca nos ajudaram, nada fica mais barato nem cria equidade e justiça social. A curto prazo, a estimativa mais correcta, tendo em conta a nossa experiência de vida e de privatizações, enquanto cidadãos de um país náufrago à deriva, é que a água será mais cara e muitos de nós não teremos acesso a ela e FUNDAMENTO:
    A Rede Europeia Anti Pobreza desvalorizou os dados recentes do INE (instituto Nacional de Estatística - 2010) segundo os quais «18% da população se encontrava em risco de pobreza» PORQUE
 «a realidade está a alterar-se DEMASIADO DEPRESSA E PARA PIOR».



Sem comentários: