26 fevereiro 2005

Nós, as nossas esfarrapadas desculpas e a amizade!


«Tempo ? conhece? (texto de Constança Lucas)
O tempo é feito de momentos, os momentos uns acontecem sós, outros somos nós que os criamos, cada detalhe é nosso.Quando dizemos que não temos tempo na realidade não temos interesse. Não ter tempo é uma desculpa gentil e educada para esconder a falta de vontade.Ou será que não sabemos agendar os nossos tempos, mas ter tempo é querer. Ou será que não ter tempo é uma forma de esquecermos depressa o que demora? Ou será que ter tempo é gostar um pouco mais de algo ou alguém?Ou será que o tempo é tão pequenino que não cabe no bolso? O tempo faz-se esperar e depois mergulha em nós. O tempo é uma ventania dentro do sorriso desejado. Ou será que os desejos e o tempo sempre se abraçam?»
Encontrei este texto no blog citado abaixo. Fala de algo que muitas vezes tenho pensado, mas poucas expressado e, quando o faço limito-me a aflorar uma tímidad resposta (para não magoar quem me diz não ter tempo), dizendo qualquer coisa como: "o tempo somos nós que o fazemos, que o gerimos, definindo as nossas prioridades".
Todos pecamos, em qualquer momento das nossas vidas, por este tipo de resposta, de distanciamento do outro. Penso, afirmo convicta de que pouco uso lhe farei, mas não estou isenta.
Creio que vale a pena reflectirmos sobre esta matéria, sobre nós, a resposta que damos ao outro quando nos refugiamos na...falta de tempo!

Por Constança Lucas no Blog: "Imagem e Palavra" -«http://constancalucas.blog.uol.co.br/»

14 comentários:

vf disse...

Tempo, palavra fácil de dizer, de escrever, de ler.
Tempo, palavra difícil de viver, de sentir, de ver.
Do tempo o Ser depende da intemporalidade do tempo na procura de um tempo perdido no futuro que é do presente.
No tempo o Nós é unido pela paixão, pela vida, por um sonho parado na sua intemporalidade, no qual de repente acordamos e a vida é outro momento.
De momentos o tempo é feito.

Eellaa disse...

Boa noite!Maravilhoso e emocionante o texto. Que extremo valor damos o tempo e a falta dele. Eu vivo correndo, numa louca corrida com ele e contra ele. As vezes meu aliado em outras meu implacável inimigo. Fica com meus beijos made in brasil.Prometo que volto.

Anónimo disse...

às vezes esperamos tanto tempo pra dizer ou fazer algo e eskecemo-nos k o tempo n espera...outras vezes keremos k ele n espere e passe depressa e la está ele a brincar connosco...ou nós com ele...o tempo é sempre o mm...sempre igual..nunca muda...nós é k o mudamos...
e com este bla bla bla todo so sei de uma coisa...por falar em tempo tou a perder o meu a olhar po nada em evz de ir dormir :P besu ***

Conceição Paulino disse...

marco antónio - b'dia (apesar de já serem 14h21), k seja um BOM DIA: O tempo n/ existe, mas controla-nos, não é? obrigada pelo coment. Bom f.s. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

Angelica - o tempo...! Contradição das contradições! Como pode algo k é uma construção espaço-temporal dominar as nossas vidas a tal ponto, controlar-nos e também servir da àlibi?Espero k encontres largas avenidas do tempo, por onde possas circular melhor, com menos sufôco. Bom f.s. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

Lanita:) k bom ter a menina por aqui + uma vez.O tempo é isso tudo, o k postei, o k vocês disseram e o k sugeriram. Passa por nós como por vinha vindimada numa correria escabrosa. Umas vezes sobra e outra falta. Deixamos e ele voa. Bom f.s, com tempo. Bjs e ;)

Anónimo disse...

De facto, dá que pensar. Um dos exemplos mais comuns é a "falta de tempo" para ler. Bom tema, amiga! Olha, roubei-te os miaus porque não resisti :) jinhos e bom fds

Anónimo disse...

Não tnho tempo para o amor, disse-me um dia destes uma jovem médica, ao partir para Londres, num momento crucial da vida dela.
E, eu respondi... não tens agora, quando terás? E, se ele te aparece, assim de repente, que fazes?
Adio-o...
e, eu, lembrei-me do poeta...
"Não posso adiar o amor para outro sécu
Bom fim de semana... Jinhos :-)

Cláudia Félix Rodrigues disse...

Olha, ontem tbm tentei comentar aqui e não consegui. Em geral queixo-me q não tenho tempo para nada: para tratar de mim, para meditar, para ir ao ginasio, etc. E agora que realmente quis cuidar de mim, consigo sempre tempo para ir ter com a tua filhota para fazer reiki. E estou ja a tentar arranjar tempo para outras coisas. Não ter tempo é a melhor forma de dizer que não me apetece. Beijinhos grandes.

Conceição Paulino disse...

Cinda :)é realmente uma desculpa mtº esfarrapada com k nos enganamos (a nós mesmos à partida). Acomodados a rotinas desgastantes k n/ deixam tepo p/ coisas importantes. Tive 1 bom f.s Obrigada. Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

Cinda :)é realmente uma desculpa mtº esfarrapada com k nos enganamos (a nós mesmos à partida). Acomodadas/os a rotinas desgastantes k n/ deixam tempo p/ coisas importantes. Tive 1 bom f.s Obrigada. Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

Cinda :)o k fazemos a nós mesmas/os.... Enrolamo-nos em rotinas desgastantes k nos levam a perder coisas importantes, AUTO-enganamo-nos pra nadica de nada. Obrigada, tive 1 bom fs. Desejo-te uma boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

menina_marota :( pobre de quem assim pensa. Essa pessoa irá ser infeliz e na correria do sucesso n/ percebe! até ao dia em k vai dar conta. Oxalá ainda saiba inverter a situação. Os comportamentos k adoptamos acabam, muitas vezes por nos moldar pq os auto-perpetuamos até se tornarem quase uma 2ª natureza.Boa semana. Bjs e ;)

Conceição Paulino disse...

blue c ;) viva! K bom estares em minha casa. Portanto tens a tua expª recente sobre esta matéria e percebes, pela prática, do k fala a Constança neste post. O bom mesmo é teres passado a dominar o tempo em teu favor. Boa semana e bjs coim mtºs ;)